Ataque hacker afeta concessionárias de veículos e traz caos ao setor nos EUA

À medida que a interrupção contínua dos sistemas do fornecedor de software CDK Global se estende pela segunda semana, as concessionárias de automóveis estão acumulando perdas de milhões de dólares, de acordo com uma nova estimativa.

Trabalhadores da indústria automotiva dos EUA disseram à CNN que o apagão do software, que a empresa disse ter sido causado por um ataque cibernético, tornou difícil para os revendedores rastrearem as interações, pedidos e vendas dos clientes, prejudicando sua capacidade de ganhar a vida.

“Isso afetará a folha de pagamento aqui”, disse Bernard Irvin, vendedor de uma concessionária Ford em Greenville, Carolina do Sul.

“Por que eu não receberia meu salário normal? Eu realmente não entendo do que se trata.”

Progresso gradual

A interrupção começou na última quarta-feira (26), depois que dois incidentes cibernéticos interromperam os sistemas da empresa, que fornece software para quase 15.000 concessionárias de automóveis na América do Norte, segundo o CDK.

Em comunicado divulgado na sexta-feira (28), a empresa disse que estava fazendo progressos para colocar algumas concessionárias novamente online.

Anteriormente, a empresa disse que não esperava que o problema fosse totalmente resolvido até julho.

“Conseguimos colocar dois pequenos grupos de revendedores e um grande grupo de revendedores de capital aberto no sistema de gerenciamento de revendedores (DMS).

Também estamos trabalhando ativamente para disponibilizar aplicativos adicionais – incluindo nossas soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e serviços – e nossos canais de atendimento ao cliente”, de acordo com um porta-voz do CDK.

“Entendemos e compartilhamos a urgência de nossos clientes voltarem aos negócios normalmente e continuaremos fornecendo atualizações à medida que mais informações estiverem disponíveis.”

Dezenas de trabalhadores do varejo automotivo expressaram preocupação sobre como a interrupção afetou seus meios de subsistência.

“Eu trabalho em uma grande oficina e isso nos prejudicou muito”, escreveu um trabalhador à CNN sobre a interrupção.

“Não sei como vamos receber o pagamento.”

“Isso vai afetar a folha de pagamento”
Aos 71 anos, Norm Phillips trabalhou como motorista de entrega de peças de automóveis em uma concessionária Mercedes-Benz e uma concessionária Honda em Nova Jersey por mais de 21 anos.

Desde o mau funcionamento do CDK, ele não conseguia mais trabalhar.

As concessionárias não conseguiram ver quais peças precisavam ser entregues.

“Quando perguntei ao meu chefe se ainda receberíamos, ele não respondeu à pergunta”, disse Phillips à CNN na quinta-feira (27).

“Estou em casa há uma semana procurando outro emprego.”

Mesmo que o CDK resolva o problema, Phillips disse temer a possibilidade de outro ataque cibernético.

“Sinto que a escrita está na parede. Se hackers conseguirem entrar em um sistema e tirar meu trabalho, sinto que provavelmente não é o trabalho certo a se fazer agora”, disse ele. “Não há segurança.”

Phillips não foi o único a expressar sua frustração.

“15.000 concessionárias é muito para se ter controle quando você faz as contas”, disse Irvin sobre o CDK. “É ridículo.”

Irvin disse que percebeu que algo estava errado com o software CDK no qual ele confiava para ajudar clientes em potencial quando um casal interessado em comprar um novo Ford Bronco Sport chegou à sua concessionária no início da semana passada.

“Eu não consegui fazer nada que normalmente faço”, disse Irvin. “Eu estava completamente paralisado e só conseguia fazer coisas realmente básicas.”

Sem o sistema de manutenção de registros do CDK, Irvin também disse acreditar que sua concessionária não consegue acompanhar os pagamentos de comissões com precisão.

“Você tem que fazer vendas”, disse Irvin. “Caso contrário, você vai para casa e não come.”

Mesmo sem acesso ao software, os negócios prosseguiram, embora lentamente.

No final, Irvin disse que demorou uma semana para que o casal que comprou seu Ford Bronco Sport recebesse a nota fiscal, que comprova a propriedade de seu carro novo. Todos os documentos tiveram que ser escritos à mão.

E depois de mais de uma semana em casa, o chefe de Phillips mandou uma mensagem para ele voltar ao trabalho na sexta-feira.

Eles planejaram rastrear algumas entregas de peças e verificar as coletas manualmente.

“Estou surpreso que eles não tenham inventado o método antes!” Phillips escreveu em um e-mail. “Será uma nova aventura.”

 

 

Fonte: CNN Brasil

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