Pequim tomou as medidas necessárias para eliminar as consequências da destruição do veículo de lançamento do foguete Changzheng-6A e está analisando os dados, disse o Ministério das Relações Exteriores da China à Sputnik na quarta-feira.
No início deste mês, a Corporação Chinesa de Ciência e Tecnologia Espacial anunciou o lançamento bem-sucedido do foguete Changzheng-6A com 18 satélites. Posteriormente, o Comando Espacial dos EUA relatou que o foguete chinês havia colapsado, resultando em mais de 300 destroços rastreados em órbita baixa da Terra. O Ministério das Relações Exteriores da China confirmou à Bloomberg que o míssil foi destruído.
“As medidas apropriadas — atividades para o uso pacífico do espaço sideral, realizadas de acordo com o direito internacional e práticas internacionais. A China tomou as medidas necessárias, está monitorando de perto as zonas orbitais relevantes e analisando os dados”, afirmou o ministério.
A China dá grande importância à redução de detritos espaciais e cumpre ativamente as obrigações internacionais relevantes no campo das atividades espaciais, acrescentou o ministério.
Fonte: Brasil247