‘CODA’ leva prêmio máximo, Will Smith dá um tapa em Chris Rock no Oscar

LOS ANGELES, 27 Mar (Reuters) – “CODA”, um filme comovente sobre uma família surda com uma filha ouvinte, ganhou o prêmio de melhor filme no Oscar neste domingo, em uma cerimônia ofuscada pelo vencedor de melhor ator Will Smith. apresentador Chris Rock.

“CODA” se tornou o primeiro filme de um serviço de streaming, Apple TV+ (AAPL.O) , a ganhar o maior prêmio da indústria cinematográfica.

Em um momento que inicialmente parecia uma das piadas que animam a transmissão do Oscar, Smith subiu ao palco e deu um tapa de mão aberta em Rock depois que o apresentador fez uma piada sobre a esposa do ator, Jada Pinkett Smith.

Mas logo ficou claro que o momento era de fato improvisado quando Smith, que havia retornado ao seu lugar, trocou palavras com Rock que incluíam uma obscenidade repetida duas vezes, chocando o público no Dolby Theatre.

Minutos depois, Smith soube que havia vencido o prêmio de melhor ator. Em seu discurso de aceitação, ele começou a chorar e pediu desculpas a seus colegas indicados e à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – mas não Rock.

A briga contrastou com os momentos de bem-estar associados a “CODA”. Quando o filme ganhou o Oscar de melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado, quase todos na platéia se levantaram e aplaudiram em linguagem de sinais.

“CODA” derrotou o concorrente da Netflix Inc (NFLX.O) , o faroeste sombrio “The Power of the Dog” e outras entradas de estúdios tradicionais de Hollywood.

“Eu realmente quero agradecer à Academia por reconhecer um filme de amor e família neste momento difícil que precisamos hoje”, disse o produtor Patrick Wachsberger na frente do elenco do filme no palco.

A cerimônia de premiação mais prestigiada de Hollywood voltou ao brilho total depois que as restrições da pandemia limitaram o evento do ano passado.

O clima ficou sombrio, no entanto, depois que Smith deu um tapa em Rock após a referência do comediante ao filme “GI Jane”, de 1997, no qual a atriz Demi Moore raspou a cabeça. O comentário foi direcionado à esposa de Smith, que disse à Billboard em dezembro que está lutando contra a alopecia, doença autoimune, que pode causar queda de cabelo e calvície.

“Will Smith acabou de me dar uma surra”, disse Rock enquanto o público ria, a princípio pensando que era uma sátira.

De volta ao seu assento, Smith gritou de volta: “Mantenha o nome da minha esposa fora da porra da sua boca.” O comentário foi silenciado durante a transmissão ao vivo dos EUA no ABC da Walt Disney Co ( DIS.N) leia mais .

Smith ganhou o prêmio de melhor ator por interpretar o pai determinado das lendas do tênis Venus e Serena Williams em “Rei Ricardo”.

Em seu vago pedido de desculpas ao aceitar o prêmio, ele disse: “Richard Williams era um defensor feroz de sua família. A arte imita a vida. Eu pareço o pai louco, assim como eles disseram sobre Richard Williams. Mas o amor fará você fazer coisas loucas. .”

A academia de cinema disse no Twitter que “não tolera violência de nenhuma forma”.

A polícia de Los Angeles, sem citar nomes, disse em comunicado que os investigadores estavam cientes do incidente, mas que “o indivíduo envolvido” até agora se recusou a registrar um boletim de ocorrência.

Em outros prêmios, Jane Campion se tornou apenas a terceira mulher nos 94 anos de história do Oscar a ganhar o prêmio de melhor diretora, por seu “Poder do Cão”.

Jessica Chastain ganhou o prêmio de melhor atriz por interpretar a evangelista de TV Tammy Faye Bakker em “Os Olhos de Tammy Faye”.

Troy Kotsur fez história como o primeiro surdo a ganhar um Oscar, ganhando o prêmio de melhor ator coadjuvante por “CODA”, que também é um acrônimo para “filho de adultos surdos”. Kotsur interpretou Frank Rossi, o pai de uma adolescente que luta para ajudar o negócio de pesca de sua família enquanto busca suas próprias aspirações na música.

“Este é dedicado à comunidade surda, à comunidade ‘CODA’ e à comunidade com deficiência. Este é o nosso momento”, disse Kotsur em um discurso sincero feito em linguagem de sinais ao aceitar a honra de ator coadjuvante.

Atriz coadjuvante foi para Ariana DeBose por interpretar a espirituosa Anita, que canta “America” ​​no remake de Steven Spielberg de “West Side Story”.

A atriz afro-latina pediu ao público que a imaginasse jovem “no banco de trás de um Ford Focus branco”.

“Você vê uma latina queer, abertamente queer, que encontrou sua força na vida através da arte”, disse ela.

“Então, qualquer um que já tenha questionado sua identidade. Ou se encontra vivendo em espaços cinzentos, eu prometo a você: há realmente um lugar para nós”, acrescentou ela, referindo-se à música comovente de “West Side Story”.

O épico de ficção científica “Duna” ganhou o maior número de prêmios da noite, ganhando seis prêmios em categorias como fotografia e edição.

Chastain, Nicole Kidman e outros indicados vestiram um arco-íris de cores para uma cerimônia com 2.500 participantes, um contraste com a cerimônia reduzida da era da pandemia do ano passado em uma estação de trem.

Depois de três anos sem apresentador, um trio orientou a cerimônia de domingo: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes.

“Este ano, o Oscar contratou três mulheres para apresentar porque é mais barato do que contratar um homem”, brincou Schumer.

Fonte: Reuters 
Reportagem de Lisa Richwine;
Edição por Howard Goller e Jonathan Oatis
Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo