Edmundo González assumirá como presidente da Venezuela, diz oposição

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, disse nesta segunda-feira (12) que o candidato oposicionista Edmundo Gonzáles assumirá como novo presidente do país em 10 de janeiro de 2025.

A fala acontece em tom de pressão a Maduro em meio ao impasse na Venezuela após a eleição de 28 de julho.

O mandato do atual presidente Nicolás Maduro termina no dia 10 de dezembro.

Portanto, o dia 10 de janeiro é a data marcada para que o vencedor do pleito assuma o novo mandato, mas a perspectiva para essa cerimônia está incerta, já que ambos os lados reivindicam a vitória.

Resultado contestado

O resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), alinhado a Maduro, é contestado pela oposição e pela comunidade internacional.

Segundo o CNE, Maduro foi reeleito com 52% dos votos, mas as atas eleitorais documentos que registram os votos e os resultados em cada local de votação do país e que comprovariam o resultado não foram divulgadas. O órgão alega que o seu sistema foi hackeado.

O que diz a oposição?

Em contrapartida, a oposição diz que seu candidato, Edmundo González, venceu as eleições com 67% dos votos e apresenta como prova um site criado pelos próprios opositores com mais de 80% das atas digitalizadas, às quais o grupo teve acesso por meio de representantes que compareceram à grande maioria dos locais de votação.

Alguns países, como os EUA e a União Europeia, anunciaram que consideram González como vencedor da eleição.

Corina Machado também pediu para que a pressão sobre Maduro realizada pela população venezuelana e pela comunidade internacional não pare e que force o presidente a parar com a repressão.

O presidente colocou as Forças Armadas nas ruas para coibir protestos contra o governo que tomaram o país.

Quem é Edmundo Gonzáles?

Edmundo González é um político venezuelano conhecido por seu papel na oposição ao governo do país.

Embora não seja uma figura amplamente conhecida internacionalmente, seu nome tem ganhado destaque no contexto político atual da Venezuela devido à sua candidatura à presidência e ao seu envolvimento em movimentos opositores.

Nascido em La Victoria, uma pequena cidade a cerca de 110 quilômetros de Caracas, onde ocorreu uma das batalhas mais heroicas da guerra de independência em 1812, González Urrutia viveu e estudou lá até se mudar para a capital para iniciar a universidade.

Formou-se em Estudos Internacionais pela prestigiada Universidade Central da Venezuela (UCV) e depois ingressou na Chancelaria.

 

Fonte: Portal Norte

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo