Anos após Fortnite ter sido retirado da App Store e a Epic Games ter entrado em uma longa disputa jurídica com a Apple, a empresa finalmente vai voltar à loja do iOS. No dia 28 de julho, a companhia anunciou no X/Twitter que finalmente submeteu a Epic Games Store a um dos últimos processos que faltam para isso acontecer.
Segundo a companhia, o Battle Royale também foi submetido ao processo de reconhecimento de firma exigido para voltar ao sistema da Apple. Ao menos a princípio, isso deve acontecer somente na Europa, que passou a exigir que fabricantes de smartphones permitam a operação de lojas alternativas em seus dispositivos.
Status update on our mobile plans:
DONE:
✅ Submitted the Epic Games Store and Fortnite to Apple for their required notarization process.
IN PROGRESS:
◻️ Launch! Targeting the next couple months for the store and Fortnite on iOS in the EU.
◻️ Bring our games to other mobile…
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) June 28, 2024
No entanto, a Epic Games já deixou claro que não pretende parar por aí. Na mesma mensagem do X/Twitter, ela afirmou que seus próximos passos incluem trazer o Battle Royale de volta ao iOS também nos Estados Unidos, bem como adicionar seus jogos a diversas outras lojas que operam no ambiente mobile.
Epic Games teve ganhos e perdas nos tribunais
Embora a Epic Games não possa ser considerada a grande ganhadora da batalha legal envolvendo a Apple, ela teve vitórias em pontos importantes. Segundo o Digital Markets Act que opera na União Europeia, não somente donas de sistemas precisam estar abertas a lojas alternativas, como também devem fornecer acesso a métodos alternativos de pagamento.
Em outras palavras, um aplicativo disponível na App Store ou na Google Play pode fornecer um método de pagamento que não passe pelas mãos da Apple ou do Google. No caso da criadora do iPhone, isso resultou em novas polêmicas, já que ela implementou taxas adicionais que prejudicam quem decide usar métodos de pagamento alternativos.
Entre aquelas que criticam a atitude está a própria Epic Games que, em março deste ano, abriu um novo processo contra sua rival. Segundo a dona de Fortnite, a Apple decidiu agir de má fé ao cumprir as ordens de tribunais, abusando novamente de seu poder econômico para prejudicar concorrentes e donas de lojas alternativas.
Fonte: Adrenaline