Escassez de DRAM é prevista com foco de fabricantes em HBM

Novos estudos apontam que a escassez de memórias DRAM pode estar próxima, levando em consideração o foco de fabricantes como a Samsung e SK Hynix no mercado da inteligência artificial. Com a demanda por HBM crescendo, é previsto que eles produzirão menos volumes das demais para atender à indústria.

A análise foi publicada pelo MyDrivers, revelando que a taxa de utilização delas já mostram uma queda para o nível mais baixo de todo o mercado – principalmente por grande parte das fabricantes estarem trabalhando diretamente com uma grande demanda por memórias de alta largura de banda.

Além disso, uma escassez de DRAM já era vista pela redução na fabricação delas pelas grandes corporações. A intenção era equilibrar o volume que se mantinha parado nos estoques com os prejuízos vistos por todo o ano de 2023. A questão é que até mesmo as poucas que estavam em produção podem ser impactadas por esta iniciativa.

É importante lembrar que a Micron já está debatendo sobre este assunto, indicando que as inteligências artificiais impactarão diretamente no equilíbrio da produção de memórias. Sem um grande fornecimento, teremos menos disponibilidade de produtos e, consequentemente, preços maiores sendo cobrados.

O impacto da escassez de DRAM

Levando em consideração que as memórias DRAM desempenham um papel essencial no mercado mobile e de PCs, essa escassez pode se tornar uma realidade em breve.

E mesmo que nenhuma fabricante tenha se pronunciado sobre aumento nos preços vistos hoje, uma análise de Morgan Stanley já indica que o preço das mercadorias devem alavancar – já que as empresas desejam aumentar a porcentagem dos custos de venda em dois dígitos (10% ou mais) nos próximos trimestres.

Considerando que o aumento da demanda por HBM e a redução de fabricação nas memórias DRAM já pode ser visto, a recomendação é que o consumidor busque uma promoção boa do produto que estava aguardando para comprar – já que esperar mais pode representar que mais dinheiro será gasto.

 

 

Fonte: Adrenaline

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo