Gestantes poderão se vacinar no Amazonas sem aprensentar teste de gravidez

Mulheres grávidas poderão se vacinar contra a Covid-19 no Amazonas sem necessidade de apresentar teste de gravidez, independete do tempo de gestação. A determinação é da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), que, em nota técnica, estabeleceu normas para a vaciação de gestantes e puérperas. A Fundação informou que segue diretrizes do Ministério da Saúde.

As grávidas e puérpuras foram incluídas no próximo grupo prioritário. Na segunda-feira, 3, Manaus recebeu 5. 380 doses da Pfizer que foram destinadas para aplicação nesse grupo e em outros de pessoas com comorbidades. A Prefeitura de Manaus, no entanto, ainda não definiu como ou quando as doses serão aplicadas.

A FVS estima que o Amazonas tenha 67.776 mil mulheres em idade fértil, a maioria delas em Manaus, com 28.454 mil nesta condição. Gestantes e puérperas com comorbidades serão as primeiras na fila, independente da idade.

Depois, será a vez de mulheres acima de 35 anos, de 20 a 34 anos, 15 a 19 anos e de 10 a 14 anos. No caso das mulheres com comorbidades, a FVS pede a comprovação da doença, seja exame, relatório médico, receita, precrição médica ou documento similar.

“Essa condição tem se mostrado como forte evidência de fator de risco com aumento de gravidade na sua internação por Covid-19, tanto para o risco de óbito materno e desfecho gestacional como parto prematuro, abortamento, entre outros”, diz a FVS.

Em abril a FVS divulgou nota informativa com alerta para a infecção de mulheres grávidas e puérperas. Até março deste ano, 2.081 mil casos de coronavírus foram confirmados. Dessas, 475 foram hospitalizados e 38 delas morreram vítimas da doença.

Isso demonstra uma taxa de letalidade de 1,8 %, o que é maior do que a taxa de letalidade de alguns municípios do estado, como Caruari (0,78%), Ipixuna (0,40%), Eirunepé (0,64%), Pauini (0,73%), Atalaia do Norte (0,30%), Boca do Acre (0,89%), Envira (0,42%), Codajás (0,90%), Amaturá (0,73%), e outros.

 

Fonte: Amazonas Atual

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo