Homem é infectado com tênia após comer bacon mal passado

Um homem de 52 anos morador da Flórida, nos Estados Unidos, foi diagnosticado com neurocisticercose após perceber uma piora nas dores de cabeça que já duravam mais de quatro meses. A condição é causada por ovos de tênia que se instalam no cérebro do paciente.

Os médicos que relataram o caso publicado na revista científica American Journal of Case Reports contam que a infecção por tênia é muito rara no país, uma vez que está relacionada à falta de saneamento básico. O homem contaminado não teve contato com fazendas de porcos e nem viajou para locais considerados de risco.

Durante a investigação, foi descoberto que o paciente tinha costume de comer bacon mal passado quase todos os dias — provavelmente, foi assim que ele ingeriu os ovos da tênia que se instalou em seu intestino.

A teníase é contraída quando o humano come carne de porco contaminada com cistos larvais, enquanto a neurocisticercose acontece quando os ovos encontrados nas fezes de humanos infectados são ingeridos.

Os médicos acreditam que o homem tenha se “autocontaminado” e ingerido os ovos da tênia que já estava instalada em seu corpo, que eclodiram, entraram na corrente sanguínea e chegaram ao cérebro.

“Acreditamos que a cisticercose foi transmitida por auto infecção após falta de higiene das mãos depois que ele já tinha contraído teníase por hábitos alimentares”, escrevem os especialistas no artigo.

Além da dor de cabeça, 80% dos pacientes com neurocisticercose sofrem convulsões. Outros sintomas podem incluir paralisia parcial, fraqueza, perda de controle dos movimentos, confusão e perda de memória. O paciente foi tratado no hospital, e se recuperou totalmente.

 

 

Fonte: Metrópoles 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo