Imagem do Solar Orbiter mostra figura humanóide intrigante na superfície do Sol

Após a agência espacial europeia (ESA) divulgar o que vem a ser a imagem mais detalhada do Sol, registrada pelo Solar Orbiter com um mosaico de 25 fotos tiradas, os internautas alegaram ter uma figura humanoide na superfície da estrela solar.

Segundo a ESA, a figura que mostra um suposto humanoide, nada mais é do que as movimentações de plasma ocorridas na coroa solar – a “superfície” da nossa estrela.

Conforme a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), o nome desse efeito é “pareidolia”, que é definido como um fenômeno neuropsicológico que faz com que o ser humano reconheça formas e objetos familiares em situações aleatórias.

“Essa tendência de encontrar padrões com significado em imagens ou sons aleatórios está relacionada com a capacidade que o nosso cérebro possui de transformar nossas percepções em algo familiar, ou seja, relaciona-se à forma como construímos o mundo ao nosso redor”, afirmou o especialista em neuropsicologia Fabrício Veloso, ligado à SBP.

Assim como em outro caso em que algumas pessoas enxergaram a imagem de Jesus Cristo em uma fatia de pão, o “homem no Sol” é esse mesmo reflexo psicológico, a pareidolia, só que levado ao espaço.

No caso da imagem do Sol, recentemente divulgada, são essas movimentações que criam a ilusão de forma e ação (tipo o “homem no Sol” olhando para a esquerda), fazendo com que algumas áreas se iluminem mais que as outras devido à alta atividade.

Em conjunto com a agência espacial americana, a Nasa, uma espécie de sonda opera para entender esses fenômenos, e é justamente uma das missões primárias do Solar Orbiter da ESA.

Segundo o órgão, a ideia é observar de perto as atividades solares, usando uma série de instrumentos de visualização óptica, infravermelha e ultravioleta, a fim de compreender o que faz a nossa estrela trabalhar desta forma.

Lançado desde fevereiro de 2020, a missão do Solar Orbiter tem previsão de durar cerca de sete anos.

 

Fonte: Portal Norte

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo