O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta segunda-feira (1º) que aumentar o espaço de mulheres na política é essencial para garantir a igualdade de gênero e fortalecer a democracia.
A declaração foi feita na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, grupo que reúne os presidentes de parlamentos dos países do G20.
“A igualdade de gênero é base indispensável para o fortalecimento da democracia em qualquer nação. O caminho para que se concretize passa, necessariamente, pelo aumento do espaço ocupado pelas mulheres na política”, afirmou Arthur Lira, que hoje é presidente do P20.
“Quando mulheres ocupam posições de poder e liderança em uma sociedade, barreiras são rompidas e outras mulheres são incentivadas a buscar seu próprio caminho”, completou.
O deputado citou ações do Congresso Nacional nos últimos anos para aumentar a participação feminina na política, como a tipificação do crime de violência política contra a mulher e a cota mínima de 30% de candidaturas femininas para partidos políticos.
Cerca de 30 parlamentos de diferentes regiões do planeta participaram do evento nesta segunda-feira. O parlamento do Mercosul, a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Interparlamentar e a ONU Mulheres também tiveram representantes presentes.
O P20 existe há cerca de dez anos, mas foi a primeira vez que o grupo se reuniu para discutir a participação de mulheres na política.
Segundo Lira, a escolha de Maceió para receber o evento é parte da estratégia da presidência brasileira do G20 para divulgar as cidades e as culturas das diferentes regiões do País.
O evento durará dois dias e tratará de mudança do clima, de inclusão social e de combate à fome e à pobreza.
Fonte: CNN Brasil