Lua Pascal: saiba como observar o fenômeno neste fim de semana

Neste fim de semana a Lua está cheia, como parte de um acontecimento conhecido como “Lua Pascal” ou “Lua Rosa”. O satélite natural já apareceu totalmente iluminado no início da manhã de sexta-feira (15) e continuará assim até o amanhecer de segunda-feira (18), segundo a Nasa.

A Lua surgirá em frente ao Sol por volta das 15h55 da tarde de sábado (16) e domingo (17), iluminando as noites dos dois dias. A fase cheia de abril recebe o nome de “Lua Rosa” — mesmo não tendo, de fato, coloração rosa — pois representa uma tradição de povos nativos norte-americanos para a chegada da primavera.

De acordo com o almanaque Maine Farmer’s, que começou a publicar as nomenclaturas na década de 1930, o nome desta Lua é uma homenagem à planta cor-de-rosa Phlox stolonifera, uma das primeiras difundidas nesta estação do ano no leste dos Estados Unidos. Enquanto isso, aqui no Hemisfério Sul, iniciamos o outono, no equinócio do último dia 20 de março.

Outros nomes para a Lua deste fim de semana são “Lua da Grama Germinada”, “Lua do Ovo”, e ainda “Lua dos Peixes” — assim ela era chamada entre tribos costeiras já que ocorria na época em que esses animais nadavam rio acima para desovar.

Lua cheia em Washington, D.C, nos Estados Unidos (Foto: Nasa/Joel Kowsky)
Lua cheia em Washington, D.C, nos Estados Unidos (Foto: Nasa/Joel Kowsky)

Já no calendário eclesiástico cristão, esta é a “Lua Pascal”, a partir da qual se calcula a data da Páscoa, comemorada geralmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera. Contudo, há diferenças entre os tempos desses eventos astronômicos e os calendários usados ​​pelas igrejas orientais e ocidentais. Enquanto o cristianismo ocidental celebrará o feriado neste domingo (17), os cristãos ortodoxos orientais comemorarão uma semana depois, no domingo (24).

Para os hindus, esta Lua cheia representa o Hanuman Jayanti, festival religioso que celebra o nascimento do deus Hanuman. Alguns budistas, por sua vez, comemoram o Bak Poya, data na qual o Buda visitou o Sri Lanka e resolveu uma disputa entre chefes, evitando uma guerra.

Como observar

Uma Lua cheia ocorre cerca de uma vez por mês quando o Sol, a Terra e o satélite se alinham em uma linha imaginária de 180 graus. Segundo conta Andrea Jones, comunicadora científica da Nasa, ao site Live Science, a órbita lunar é cerca de 5 graus diferente da terrestre, logo é geralmente um pouco mais alta ou mais baixa que a sombra do nosso planeta, o que permite que os raios solares iluminem seu lado voltado a nós.

O fenômeno deste fim de semana poderá ser visto facilmente a olho nu, com o melhor horário sendo a primeira hora após o nascer da Lua. A observação pode ser melhorada com o uso de telescópios ou binóculos, assim você poderá ver mais detalhes, como as crateras lunares. O horário mais exato do nascimento do satélite na sua cidade pode ser consultado no site Heavens Above. 

Fonte Galileu

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo