A Microsoft está adotando medidas para tornar obrigatório o uso de uma conta Microsoft para os usuários do Windows. Um recente relatório de Tom’s Hardware destacou que a empresa removeu silenciosamente de sua página de suporte o guia que ensinava a migração de uma conta local para uma conta Microsoft.
Dessa forma, ao realizar uma consulta ao Internet Archive, observou-se uma mudança considerável na página. Isso porque, anteriormente, existiam instruções detalhadas, embora complicadas, onde orientavam os usuários sobre como eles poderiam fazer para “Mudar de conta local para uma conta Microsoft”.
Essas instruções consistiam em quatro passos simples e um link direto para o submenu correspondente. Antes da remoção do guia, a Microsoft ainda afirmava na mesma página de suporte que “recomenda” a criação de uma conta Microsoft. Esse aviso era semelhante ao alerta que os usuários recebem ao tentar fazer a transição para uma conta local.
Usuários Windows ainda podem fazer transição
No entanto, apesar da ausência do guia para migração para contas locais, ainda é possível fazer essa transição. Os usuários podem ir até a seção Contas – Suas informações e clicar em “entrar com uma conta local em vez disso”. Esse processo desencadeia uma série de etapas que os usuários precisam seguir.
A Microsoft parece ter uma ideia clara de integrar os usuários ao seu ecossistema de produtos. Entre eles serviços de nuvem como OneDrive, Microsoft365, Game Pass e o novo ferramenta de IA, Copilot. Dessa forma, o objetivo é facilitar a venda de pacotes de subscrição desses serviços.
A remoção do guia para contas locais levanta questões sobre o futuro das contas locais no Windows. Embora ainda seja possível usar uma conta local, a falta de um guia acessível pode sugerir um movimento gradual da Microsoft em direção à exclusividade das contas Microsoft.
Fonte: Adrenaline