
Os dispositivos científicos da missão lunar russa Luna-25 foram ativados e realizaram suas primeiras medições neste domingo (13), disse a corporação espacial russa Roscosmos. A primeira missão lunar na história espacial pós-soviética da Rússia foi lançada na sexta-feira e está programada para pousar na Lua em 21 de agosto.
“Hoje, o equipamento científico, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências, foi ligado pela primeira vez em condições de voo espacial”, disse a Roscosmos em um comunicado.
A corporação espacial confirmou que as informações de telemetria de todos os dispositivos mostraram que eles funcionam nominalmente. Os dados recolhidos pela estação a caminho da Lua já foram recebidos e a equipa científica do projeto iniciou o seu processamento, segundo o comunicado.
Luna-25 faz parte do programa lunar russo para a exploração e uso prático da Lua e sua órbita para estabelecer uma base lunar totalmente automatizada. É também a primeira missão lunar a tentar pousar no Pólo Sul da Lua, em vez de no equador. Após o pouso, o Luna-25 coletará amostras do solo lunar e as examinará quanto à presença de gelo.
Fonte: Brasil247