
Mesmo com o fracasso da Super Liga Europeia, o gigante espanhol segue na liderança. Na outra mão, o alemão Bayern de Munique é o clube que mais vem crescendo.
Em segundo lugar no Ranking, aparece o Barcelona, com valor de marca de 1.26 bilhão de euros (cerca de 8,06 bilhões de reais na cotação atual), em pequena desvantagem contra o primeiro colocado. Assim como o Real Madrid, o Barcelona também viu seu valor de marca cair na casa dos 10%. Um dos principais motivos, segundo o relatório, foi o fracasso da criação da Superliga Europeia, que afetou negativamente os resultados de quase todos os clubes do continente.
O terceiro lugar da lista das ligas das marcas mais valiosas ficou com o Manchester United, que caiu 14% no valor de marca, indo a 1.13 bilhão de euros (cerca de 7.1 bilhões de reais na cotação atual). O pódio dos 3 primeiros colocados da Brand Finance Football 50 de 2021 se manteve o mesmo de 2020, no entanto, o time que mais vem crescendo e que é considerado como a marca mais forte entre os clubes de futebol é o alemão Bayern de Munique.
Segundo o relatório, o Bayern de Munique foi o clube menos afetado pelo fiasco da Superliga Europeia, já que o clube se posicionou contra a criação do campeonato. Com isso, o clube viu a sua marca se valorizar com os títulos da Bundesliga, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões, Supercopa Europeia, Mundial de Clubes da Fifa e Supercopa da Alemanha. “A origem e o fim da Superliga Europeia é uma história de branding. Os 12 clubes consideravam as suas marcas fortes e atrativas demais para serem sancionadas por outras associações e acima da pirâmide do futebol que valida o seu sucesso. No entanto, a comunicação, promoção e posicionamento do projeto foram mal executados, alimentando uma reação de todas as partes interessadas, levando à dissolução do grupo e resultando em danos dolorosos às marcas”, disse Hugo Hensley, chefe de Serviços Esportivos da Brand Finance.
Com avanço de pouco mais de 1% no valor da marca, o Bayern saiu da 6º para a 5º posição do ranking entre 2020 e 2021, valendo agora 1.06 bilhão de euros, (cerca de 6,7 bilhões de reais na cotação atual). “O modelo de participação acionária do torcedor alemão de 50 + 1% significa que o torcedor é respeitado como o acionista final. Isso manteve o Bayern de Munique fora do fiasco da Superliga Europeia, enquanto o desempenho em campo aumentou ainda mais a força da marca. Este é um sinal positivo para o desempenho futuro do patrocínio, e o Bayern já é o clube de futebol com a maior receita comercial do mundo”, afirmou Hensley.
Ao todo, o relatório estima que os 12 clubes que tentaram fundar a Superliga, mas viram os planos azedar, perderam juntos 600 milhões de euros (cerca de 3,8 bilhões de reais na cotação atual) em valor de marca. Além disso, a pandemia fez o valor das 50 maiores marcas cair em média 11%.
Os números da Brand Finance Football 50 projetam o valor das marcas dos clubes de futebol levando em conta fatores como histórico, taxas de crescimento econômico e previsões dos analistas de ações. Confira o ranking dos dez times com marcas mais valiosas.
1º Real Madrid – 1.276 bilhão de euros
2º Barcelona – 1.266 bilhão de euros
3º Manchester United – 1.130 bilhão de euros
4º Manchester City – 1.118 bilhão de euros
5º Bayern Munique – 1.068 bilhão de euros
6º Liverpool – 973 milhões de euros
7º Paris Saint-Germain – 887 milhões de euros
8º Chelsea – 769 milhões de euros
9º Tottenham – 723 milhões de euros
10º Arsenal – 675 milhões de euros
Fonte Exame