O Sindicato dos Roteiristas (WGA) e os estúdios de Hollywood e plataformas de streaming, representados pela AMPTP, estão programados para se reunir novamente amanhã (21) para uma nova rodada de negociações sobre um novo contrato para os roteiristas. A informação é do Deadline.
Segundo o que a publicação reportou, uma discussão foi iniciada nesta quarta-feira (20) entre as siglas e se mostrou bastante promissora. A nova discussão deve contar com as presenças de Ted Sarandos (Netflix), Bob Iger (Disney), David Zaslav (Warner Bros Discovery), Donna Langley (Universal) e outros.
Segundo os roteiristas, a decisão da greve foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.
A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos.
Com a pressão da greve dos roteiristas, já em curso desde maio, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.
Fonte: Omelete