Sem energia: apagão nacional atinge pelo menos 20 estados e DF

Um apagão nacional provocou a falta de energia em pelo menos 20 estados do país nesta terça-feira (15). A capital federal também foi atingida.

Há relatos de falta de energia no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

De acordo com informações divulgadas por outras concessionárias, uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

No Amazonas, a concessionária Amazonas Energia divulgou uma nota em que, por volta de 7h32, ocorreu um “desligamento intempestivo do Linhão de Tucuruí”.

O problema provocou colapso no sistema de Manaus e interligados.

Além da capital, os municípios de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também ficaram sem luz.

O funcionamento do metrô foi afetado em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, por exemplo.

Nota do Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/ Sudeste e as causas da ocorrência continuam sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.