Square Enix puxa o freio em seus planos envolvendo inteligência artificial

Aproximadamente meio ano após afirmar que estava apostando muitas de suas fichas na inteligência artificial, a Square Enix parece ter mudado um pouco seus planos. Em uma reunião com acionistas realizada nesta sexta-feira (21), o presidente da empresa, Takashi Kiryu, afirmou que vai ser mais cuidadoso no uso de nova tecnologias.

Segundo ele, enquanto a inteligência artificial generativa apresenta um grande potencial, ela também acompanha diversos riscos. Além de soluções do tipo nem sempre serem bem recebidas pelo público, elas também tendem a “alucinar” e criar informações bastante distantes da realidade.

Assim, a Square Enix acabou criando um fluxo de trabalho interno no qual os resultados obtidos por ferramentas de IA só são usados após uma verificação extensa. Os comentários de Kiryu contrastam com uma carta a investidores publicada em janeiro, na qual ele afirmou que novas técnicas seriam usadas em áreas como a criação de games e marketing.

Square Enix foi criticada pelo uso da IA

A decisão de ser mais cuidadoso com o uso da inteligência artificial também pode ser resultado da má impressão que alguns experimentos da empresa deixaram. No final de abril, ela lançou um remake de The Portopia Serial Murder Case que foi massacrado no Steam, dado que suas mecânicas não funcionavam corretamente.

Apesar de muitos executivos terem demonstrado entusiasmo com a tecnologia — muito por conta de seu potencial de reduzir custos —, desenvolvedores costumavam vê-la com mais cuidado. O designer de missões de Cyberpunk 2077, por exemplo, afirma que as soluções são mais adequadas a trabalhos repetitivos do que a qualquer área que exija criatividade.

Já David Gaider, roteirista de séries como Dragon Age, afirmou que executivos são muito deslocados do processo de criação de games e das necessidades de suas equipes. Para eles, muitos criadores afirmam que gostam da IA mais para agradar seus chefes e manter seus empregos do que por acreditar no potencial transformador delas.

 

 

Fonte: Adrenaline

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo