Talento por trás dos recentes movimentos de sucesso do K-pop é uma dançarina japonesa de 20 anos

O gênero musical K-pop distinto da Coreia do Sul varreu o mundo nos últimos anos, com suas músicas cativantes e vídeos de dança chamativos fazendo estrelas internacionais de seus melhores artistas.

Mas nem todos os elementos do fenômeno global são feitos na Coréia.

Alguns movimentos de dança do gênero estão sendo criados no vizinho Japão, pela dançarina e coreógrafa de 20 anos Reina Kaneko.

O talento por trás dos recentes vídeos virais de dança do K-pop, Kaneko coreografou para os principais grupos GOT the Beat e NCT 127, o vencedor do grande prêmio no Seoul Music Awards em janeiro.

Kaneko, conhecida online como ReiNa, começou as aulas de dança aos cinco anos de idade, criou sua primeira coreografia original para uma competição alguns anos depois e no ensino médio estava ensinando oficinas de dança hip hop.

Seus 176.000 seguidores no Instagram, onde ela publica vídeos de dança, agora incluem superestrelas globais como Rihanna.

Kaneko disse que ficou chocada quando, dois anos atrás, abriu seu e-mail para encontrar ofertas de trabalho de agências de entretenimento para coreografar grupos de K-pop.

“Eles (boy bands coreanas) eram tão grandes e (coreografando para eles) estava bem acima da pressão que eu poderia aguentar”, disse Kaneko à Reuters.

“Mas eu tentei colocar tudo o que tenho (na coreografia). Além disso, se eu fosse coreografar para um artista, eu queria produzir uma coreografia onde eles superassem os outros.”

A SM Entertainment confirmou que contratou Kaneko para coreografar “Favorite(Vampire” do NCT 127), “Universe(Let’s play ball) e “Make a wish” do NCT U e “Step back” do GOT the Beat. A agência recusou um pedido de entrevista.

A pandemia de coronavírus tornou a tarefa um pouco mais complicada ao descartar viagens, forçando Kaneko a gravar uma série de vídeos, incluindo um dela explicando a coreografia dançando bem devagar e outro dela se apresentando em formação com outras pessoas.

“Ela está trabalhando internacionalmente e coreografando para grandes estrelas ainda jovem”, disse Shoya Yamada, estudante de dança de 22 anos, que estava participando de uma aula de hip hop em um estúdio de Tóquio. “Estou tão orgulhoso e feliz por ela porque ela é minha professora.”

Além de lecionar em Tóquio, Kaneko dá aulas online para dançarinos no exterior e coreografa apresentações de palco para artistas japoneses.

Para se inspirar na dança, ela gosta de fazer compras no distrito de moda de Harajuku, em Tóquio, e diz que, embora seu currículo atinja novos patamares, ela sempre será a vizinha que realmente adora dançar.

“Meu objetivo no momento é mostrar ao mundo como a dança é realmente incrível”, disse ela.

Fonte: Reuters
Reportagem de Akiko Okamoto; Edição por Jane Wardell
Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo