União Europeia prevê aumento do fluxo de migrantes

A Frontex, agência da União Europeia para controle de fronteiras, alertou para um aumento do fluxo migratório para a Europa até 2024, causado pela situação geopolítica mundial.

A previsão consta em um relatório anual de potenciais riscos para a UE.

Com isso, número de chegadas, que em 2022 já registrou um aumento acentuado em relação a 2021, deve sofrer uma nova escalada, ainda maior.

“Em uma série de países de origem e trânsito de migrantes, os fatores macroeconômicos globais, especialmente a inflação persistente e a recessão, terão um impacto negativo nas condições socioeconômicas de várias populações, causando aumento do fluxo em direção a Europa”, diz o relatório.

O texto alerta que o movimento vai beneficiar ainda mais o mercado clandestino que oferece as viagens pela rota do Mediterrâneo Central.

“Parte desse fenômeno consistirá provavelmente no uso crescente dos corredores da Turquia, Líbano e Síria. (…) Mais cooperação e um renovado empenho bilateral e multilateral para permitir que as autoridades previnam o tráfego de migrantes em seus territórios estão entre os fatores que mitigam os fluxos”, alerta o texto.

 

 

Fonte: Brasil247

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo