Zambelli usa verba pública para visitas onde marido é pré-candidato

A deputada Carla Zambelli, eleita pelo PL de São Paulo, usou a cota parlamentar para pagar passagens aéreas para o Ceará. Entre 2023 e 2024, a verba custeou 14 voos da parlamentar que pousaram no aeroporto de Fortaleza (CE). Os trajetos custaram mais de R$ 23 mil.

No primeiro semestre deste ano, houve uma intensificação das idas à capital cearense pagas pela Câmara, já que, nos primeiros meses do ano passado, foram três bilhetes emitidos e, em 2024, sete.

O marido de Carla Zambelli, Coronel Aginaldo (PL), é pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

Vale destacar que os regulamentos da Câmara dos Deputados não preveem restrições para o uso de recursos fora do estado de origem do deputado, desde que o gasto esteja ligado à atividade parlamentar.

Levantamento do Metrópoles encontrou 14 bilhetes relacionados a voos ao aeroporto de Fortaleza entre janeiro do ano passado e abril deste ano. Os cartões de embarque foram emitidos pelo Sistema de Gestão de Passagens Aéreas (Sigepa), que permite aos deputados e assessores a realização de reservas de passagens aéreas.

Em nota, o gabinete da deputada afirmou que todos os gastos em questão foram realizados em conformidade com as regulamentações internas da Câmara. “Apesar de representante eleita pelo estado de São Paulo, é fato de amplo conhecimento público que a deputada é casada com o Coronel Aginaldo, do quadro reserva da Polícia Militar do Estado do Ceará, sendo referida unidade da federação um dos domicílios conjugais”, destacou.

“Além disso, a atuação parlamentar de Zambelli possui abrangência nacional, participando de uma série de eventos em todo o Brasil”, complementou.

Aluguel de carro

Em julho de 2023, a parlamentar alugou, por dez dias, um carro na capital cearense. A despesa, também reembolsada pela Câmara dos Deputados, custou R$ 3 mil.

O gabinete, ao ser questionado sobre o gasto, afirmou que a norma regulamentadora da cota parlamentar também abrange os gastos com logística na participação em agendas políticas, notadamente reuniões com lideranças partidárias locais, encontros com apoiadores e agendas com autoridades.

“Na referida ocasião, a parlamentar participou de encontros com atores políticos do espectro conservador cearense, bem como encontros com membros da bancada federal do Partido Liberal eleitos pelo Ceará”, destacou.

Marido pré-candidato

O marido de Carla Zambelli, Coronel Aginaldo (PL), é pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. O pleiteante teve a candidatura endossada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o chamou de “nosso comandante”.

O gesto foi interpretado como uma reaproximação entre Zambelli e o ex-presidente. A relação entre os dois estava estremecida desde a repercussão do episódio em que a deputada correu atrás de um homem com uma arma na mão.

Zambelli tem atuado na articulação da candidatura. Em janeiro deste ano, por exemplo, a parlamentar participou de um encontro de apoiadores em Caucaia. A ocasião contou com a presença da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e de outros políticos.

 

 

Fonte: Metrópoles 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo