China bloqueia uso de chips da Intel e AMD em computadores do governo

A China introduziu novas diretrizes internas para eliminar o uso de processadores da Intel e AMD em computadores utilizados pelo governo. Além disso, servidores e softwares também devem ser substituídos por opções domésticas dentro dos próximos meses.

Segundo informações obtidas pelo Financial Times, essa mudança de direção atinge todos os níveis de governo da China acima das prefeituras, incluindo até mesmo as milhares de empresas estatais.

Em outra frente, as compras dos órgãos públicos devem dar preferência total para sistemas operacionais desenvolvidos na China ao invés do Windows da Microsoft.

Em lista divulgada no fim do ano passado, o Ministério da Indústria da China ofereceu três opções de CPUs e sistemas operacionais considerados “seguros e confiáveis”. Dentre essas escolhas, todas são de empresas chinesas, incluindo hardware da Huawei.

No campo do software, rumores indicam que a China deve começar a adotar amplamente o Huawei HarmonyOS Next em todos os órgãos públicos, mas, no momento, o sistema continua em estágio beta. Por isso, paralelamente há uma distro Linux sendo distribuída para os interessados.

Procurado para comentar o assunto, o Gabinete de Informação e Conselho de Estado da China, não se manifestou. Já Intel e AMD não quiseram se posicionar.

De toda forma, a intenção da China é se livrar totalmente do hardware e software ocidental. Em uma segunda fase, o país pode começar a distribuir suas soluções para países aliados como a Rússia.

 

Fonte: TudoCelular

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo