Governo não liberou aviões da ONU e EUA para trazerem oxigênio ao Amazonas

Em meio a abertura de inquérito no STF por omissão contra o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em relação à crise no sistema de saúde do Amazonas, uma nova e importante informação veio à tona: a ONU e os Estados Unidos oferecerem aviões para transportar oxigênio para o estado, mas a proposta nunca recebeu o aval do Governo Federal.

A ajuda foi oferecida há 9 dias, enquanto centenas de pessoas morriam por dia pela falta do insumo e o Governo alegava problemas logísticos graves que comprometiam e atrasavam a entrega do material.

Por questões burocráticas, as três aeronaves, duas da ONU e uma dos EUA, precisariam de autorização do Governo Federal para realizar o tráfego, mas o pedido feito formalmente continua em análise e não foi respondido até hoje. Enquanto isso, o índice de mortes e novos casos de internações continuam aumentando, assim como a demanda pelo oxigênio que tarda em chegar. Até esta quarta-feira (25), o Brasil somava 217.712 óbitos pela covid.

Desse total, 1.222 foram só no Amazonas, 86 delas ocorreram nas últimas 24h.O ministro Pazuello é investigado na esfera federal e pode ter que responder por omissão e pelas milhares de vidas perdidas na maior crise na saúde já vista no estado.

Fonte: Portal do Holanda

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo