GPUs domésticas são a base do sucesso de workstations, diz EX VP da Intel

O mundo da tecnologia de hardware tem estado bastante agitado nos últimos dias, especialmente após declarações contundentes de um dos engenheiros responsáveis pela arquitetura x86, Jim Keller, sobre os núcleos CUDA. Agora, o ex-vice-presidente da Intel, Raja Koduri, adiciona uma nova perspectiva a essa discussão, apontando que o sucesso das GPUs de workstation tem suas raízes nas placas de vídeo domésticas.

Essa afirmação foi feita em uma série de respostas a Keller em sua conta na antiga rede social X (antigo Twitter). Lá, Koduri destaca que as placas de vídeo domésticas, como as GPUs RTX, Radeon e Arc disponíveis para venda no varejo, desempenham um papel fundamental na consolidação das placas gráficas utilizadas nos data centers.

Usando um exemplo prático, o atual fundador da Mahira AI observa que engenheiros em cidades pequenas na Índia muitas vezes não têm acesso a GPUs de workstation para suas atividades. No entanto, eles podem facilmente adquirir uma GeForce em uma loja de informática local e começar a trabalhar. Na visão de Raja, isso parece ser um componente democratizante na formação e desenvolvimento de profissionais que, eventualmente, liderarão esses data centers com estações de trabalho poderosas.

É preciso ter uma “arquitetura consistente”

Apesar da sua afirmação, Raja Koduri destaca que, para esse cenário continuar a evoluir, é crucial que as ferramentas de workstations e data centers funcionem adequadamente em máquinas domésticas. Afinal, de nada adianta ter o hardware sem o software compatível.

Neste momento, o executivo optou por provocar sua antiga empresa. Na continuação da publicação, é mencionado que a NVIDIA tem desempenhado essa transição de forma excepcional com as GeForce, enquanto a AMD tem progredido nos últimos seis meses. Quanto à Intel, há incertezas em relação às Arc, e não está claro se será apenas uma linha voltada para jogos ou se também implementará funcionalidades profissionais.

Imagem: Reprodução/Intel

Koduri finaliza ao dizer que uma arquitetura consistente e drivers diversificados entre PCs domésticos e estações de trabalho vão beneficiar os trabalhadores. Antes disso, no entanto, aproveitou para rebater Keller e destacar a importância da arquitetura CUDA como um padrão de paralelismo para melhorar as capacidades dos desenvolvedores.

 

Fonte: Canaltech

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo