Início de vacinação de idosos de 75 a 79 anos contra Covid-19 é adiantado para este domingo (31)

Os locais funcionam das 9h às 16 horas e continuam atendendo os idosos do grupo de 80 anos e mais.
A medida, segundo a Prefeitura, tem o intuito de aumentar o aproveitamento diário de vacinação que apresentou um fluxo médio de imunização de idosos em sistema de drive-thru e pontos fixos nos primeiros dias. Veja o cronograma:
Cronograma de vacinação
Idade Data Público alvo
Acima de 80 anos 29/01 Nascidos entre janeiro e fevereiro
30/01 Nascidos entre março e abril
31/01 Nascidos entre maio e junho
01/02 Nascidos entre julho e agosto
02/02 Nascidos entre setembro e outubro
03/02 Nascidos entre novembro e dezembro
De 75 a 79 anos 31/01 Nascidos entre janeiro e fevereiro
01/02 Nascidos entre março e abril
02/02 Nascidos entre maio e junho
03/03 Nascidos entre julho e agosto
04/04 Nascidos entre setembro e outubro
05/05 Nascidos entre novembro e dezembro
Fonte: Prefeitura de Manaus

A vacinação de idosos a partir de 80 anos foi iniciada na última sexta-feira (29), em Manaus. O G1 visitou um dos postos de vacinação, localizado no estacionamento de uma universidade, na Zona Centro-Sul de Manaus, que teve uma fila de veículos antes da abertura dos portões.
Com a antecipação, os idosos de 75 a 79 anos podem procurar um dos cinco pontos de vacinação montados na cidade. Para a vacinação, eles devem levar documento de identidade com foto e o CPF, para receber a primeira dose. Os locais funcionam das 9h às 16 horas e continuam atendendo os idosos do grupo de 80 anos e mais.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a antecipação foi decidida na noite de sábado (30), após uma reunião de avaliação técnica. Durante a reunião, a capacidade de aumentar a quantidade de atendimentos diários foi apontada.
Fraxe informou ainda que, durante os dois primeiros dias de vacinação de idosos de 80 anos e mais, entre sexta-feira (29) e sábado (30), mais de 4 mil pessoas foram vacinadas.
Cronograma de vacinação
De acordo com a prefeitura, o cronograma baseado nos meses de nascimento dos idosos permanece válido. Neste domingo, que será o primeiro dia da vacinação dos idosos de 75 a 79 anos, devem ser atendidos os nascidos em janeiro e fevereiro.
Para o grupo dos que têm a partir de 80 anos, cuja vacinação começou na última sexta-feira (29), o atendimento prossegue com os que nasceram em maio e junho.
Com isso, o atendimento do segundo grupo de idosos contemplados pela vacina será concluído na próxima sexta-feira (5), quatro dias antes do planejamento inicial.
As doses da vacina AstraZeneca recebidas pelo município de Manaus na segunda remessa de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde ao Amazonas foram destinadas à cobertura de 100% dos idosos de 80 anos e mais, 100% dos idosos de 75 a 79 anos e 37% dos idosos de 70 a 74 anos (acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos).
Locais de vacinação
A vacinação acontece no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade.
Os locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo:
• Complexo de Exames do Detran (Zona Norte),
• Estacionamento da Universidade Paulista – Unip (Zona Sul),
• Balneário do Sesc (Zona Oeste),
• Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste)
• Shopping Phelippe Daou (Zonas Norte e Leste).
Denúncias de irregularidades
A imunização na capital, desde o início, foi marcada por denúncias de irregularidades, que levaram o Ministério Público e outros os órgãos de controle a pedir a divulgação de uma lista com o nome de todos os vacinados.
O MP pediu, ainda, a prisão e o afastamento do cargo do prefeito David Almeida e da secretária da Saúde, Shadia Fraxe. Em entrevista, o prefeito negou irregularidades e diz que sempre agiu dentro da legalidade. A secretária justificou as contratações de médicos que são alvo de investigação.

Fonte: G1- GLOBO – AMAZONAS.

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo