Em mais uma demonstração de que a coisa está feia com o governo do Amazonas, o seu representante maior, nessa madrugada de quarta para quinta feira (03/03), esteve recebendo mais um pequeno, mais importante lote de 68,2 mil vacinas CoronaVac, enviadas pelo Ministério da Saúde.
O Governador em uma demonstração de total desconhecimento das competências das ações da vacinação no estado, tentou se adiantar e postou um vídeo em suas redes sociais, convocando um determinado grupo de pessoas a estarem hoje nos postos de vacinação.
Parece que ou ele não sabe ou esqueceu, que a competência da vacinação é da prefeitura de Manaus, que ainda não havia sido informada nem da quantidade de vacinas que haviam chegado e que já possui um calendário organizado de vacinação por idade, amplamente divulgado nas mídias, logo, qualquer atitude dessas é no mínimo, desnecessária.
A atitude do governador é no mínimo estranha para um chefe do executivo estadual, que deveria estar ao par dessas ações.
“É madrugada de quarta-feira e, hoje, estamos recebendo mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. Dessa vez, 62 mil e 800 doses, destinadas a pessoas que têm 60 e 64 anos. Se você está dentro deste grupo, procure o posto de vacinação mais próximo”, disse o governador, no vídeo.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou, em nota, nesta quarta-feira, que ainda não tinha sido informada oficialmente sobre a quantidade de doses da vacina do lote recebido pelo governo do Estado que serão aplicadas em Manaus.
A nota destaca que para a faixa etária de 60 a 64 anos, a Semsa havia recebido apenas 10,2% do total estimado desse público que é de 67.694 pessoas, em Manaus.
Não basta estar sempre nos locais e horários da chegada de vacinas, ministros e demais autoridades, alguém precisa orientar ao governo do Amazonas, que a população precisa mais do que fotos de propaganda, que custaram só ano passado mais de 127 milhões, que poderiam ter sido empregados para salvar vidas.
É necessário que o chefe do executivo estadual, mantenha uma linha sensata de conduta, que pelo menos esteja inteirado e harmonizado com os demais poderes no trato da Covid-19 e ainda, melhor orientado ao fazer os vídeos para se promover como herói em uma guerra que até agora, seu governo só acumula erros e o peso das centenas de mortes no estado.
Deveria esclarecer em vídeo para a população o que de fato está fazendo para comprar vacinas, que desde dezembro já poderia estar negociando e ainda não temos notícias concretas.