
Augusto Santos Silva ( ministro das Relações Exteriores de Portugal ), anunciou nesta terça-feira (30), o envio de 60 militares à cidade de Palma, em Moçambique, onde opera o grupo radical islâmico Al Shabab cometendo atentados contra a população.
A operação é liderada pelo cônsul-geral de Portugal em Maputo e tem como objectivo dar apoio aos portugueses residentes na zona, na sua maioria comerciantes, disse Silva ao canal RTL.
A cidade de Pemba, situada 400 quilômetros a sul de Palma, capital daquela região moçambicana, está sitiada pelo Al Shabab, onde se localizam vários projectos industriais relacionados com o gás, disse.
O governo moçambicano noticiou no domingo dezenas de mortes na sequência dos atentados, para além de um português ferido e levado para Joanesburgo, na África do Sul, onde se encontra hospitalizado.
Al-Shabab (The Youth, em árabe), é um movimento jihadista da Somália relacionado à Al Qaeda, ao qual aderiu formalmente em 2012. É considerada uma organização terrorista pela União Europeia, Estados Unidos e outros países desde 2008, informa a Prensa Latina.