O Telegram foi suspenso temporariamente na Espanha, em uma decisão que passará a valer a partir de segunda-feira (25). A ordem veio do Supremo Tribunal do país após uma denúncia de que o mensageiro estaria permitindo que conteúdo proibido fosse enviado por ele.
No caso, a decisão veio do juiz Santiago Pedraz, que concordou com a suspensão dos serviços do app de mensagens enquanto essas alegações se encontram em fase de investigação. A justiça espanhola também afirma que o bloqueio das operações do aplicativo será de responsabilidade das operadoras de telefonia móvel do local.
Com mais de 700 milhões de usuários ativos globalmente e sendo o quarto mais popular na Espanha, a empresa ainda não se manifestou a respeito do caso. Mas, vale lembrar que o seu envolvimento em polêmicas não acontece de hoje. Inclusive, ele já chegou a ter suas atividades suspensas no Brasil, mas a Justiça Federal acabou anulando essa decisão.
As situações envolvendo a presença do app em território nacional não terminam aí e a PF já chegou a apontar um abuso de poder na campanha que teve o Telegram e também o Google contra a PL das Fake News. Nesse caso, o fato mais recente é que a PGR iria analisar as conclusões da Polícia Federal para decidir o que deve fazer.
Fonte: TudoCelular