A procura por treinos funcionais cresce em Manaus

A atividade física pode ser uma alternativa para se manter ativo, mesmo em casa

O treinamento funcional é uma atividade física que atrai cada vez mais praticantes. A modalidade tem crescido em Manaus, mas ao que se deve seu crescimento? O Personal Trainer Alex Silva, de 35 anos, é o coordenador do Projeto Fitness Professor Alex Silva, e respondeu a essa e outras perguntas, com exclusividade ao EM TEMPO.

O funcional, ou treinamento funcional, ajuda a manter o corpo ativo. Diferente dos treinos em academias de musculação, onde cada exercício trabalha uma musculatura isolada, o funcional trabalha um conjunto maior de músculos do corpo.

Benefícios e cuidados 

Ele estimula diversas qualidades físicas, e não só o ganho muscular. Entre as áreas trabalhadas, estão o equilíbrio, flexibilidade, resistência, coordenação, agilidade, velocidade, mobilidade e força.

 Mesmo em tempos de pandemia, o funcional continuou a ser procurado como forma de manter o corpo saudável, sem precisar estar limitado ao ambiente de uma academia fechada. Mas por que a procura por ele?

“O treinamento funcional traz muitos benefícios, como a coordenação motora, trabalho cárdio e agilidade. Ele é uma atividade que pode ser praticada ao ar livre, e exercita todas as partes do corpo, por isso a procura.”

Assim como qualquer outra atividade física, surgem algumas questões na mente de quem as procura. Uma delas é: existe alguma restrição para se praticar?

“O funcional é indicado para todos, de qualquer faixa etária. A única restrição é o modo que será trabalhado, de acordo com as necessidades e limitações de cada aluno.” contou Alex.

O funcional seria uma saída para os educadores físicos durante a pandemia? 

Com a pandemia de Coronavirus, foi preciso fechar o comércio, para tentar conter o avanço da doença. As academias e os educadores físicos foram afetados por essas restrições. Então, o funcional seria uma forma de conseguir um dinheiro extra, ou uma renda principal, durante esse período?

“Acredito que o treinamento funcional é uma renda extra, para os profissionais. Mas, nesses tempos de pandemia, tornou- se mais comum, por poder ser praticado em locais abertos, diferente de academias convencionais, onde são fechadas.” relatou o personal.

Praticar essa atividade é algo caro? 

Os valores cobrados para as aulas variam de um grupo de treino para o outro. Desde aulas gratuitas, a projetos sociais onde o valor é simbólico. Mas há, também, aqueles cuja mensalidade é um pouco maior, por conta de equipamentos.

“O funcional pode ser acessível, existem projetos a partir de 30 reais. Já vi alguns que chegam a 80, por conta de questões como equipamentos. Também há projetos sociais de funcional, onde as aulas são gratuitas.” Finalizou o educador físico.

Fonte: Em Tempo.

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo