Ciberataques interrompem um quarto das operações de OT

Uma pesquisa encomendada pela Palo Alto Networks mostra que muitas organizações industriais sofrem ataques cibernéticos e, em uma porcentagem significativa de casos, são obrigadas a interromper as operações de OT (tecnologia operacional).

A pesquisa foi realizada em dezembro de 2023 e teve como alvo quase 2 mil entrevistados de 16 países nas Américas, Europa e na região da Ásia-Pacífico (APAC). Três quartos dos entrevistados disseram ter detectado atividades cibernéticas maliciosas em seu ambiente de OT, e 24% admitiram que foram forçados a paralisar as operações de OT devido a um ataque bem-sucedido no ano passado, seja por causa de uma interrupção real ou como medida preventiva.

“As paralisações significam oportunidades perdidas de receita, bem como custos relativos ao controle de danos e remediação de eventos, que podem incluir tecnologias e serviços de segurança adicionais, comunicações com clientes e fornecedores, aplicação da lei e relações públicas”, disse a Palo Alto Networks em seu relatório. “Os custos de longo prazo podem incluir danos à reputação, penalidades regulatórias, prêmios de seguro mais elevados e custos de fornecedores e clientes devido a atrasos ou não entregas, entre outros.”

Embora na maioria dos casos as organizações enfrentam tentativas de ataque semanalmente, mensalmente ou trimestralmente, 8% são alvos a cada dois dias, 4% diariamente e 2% várias vezes ao dia. Os sistemas de TI são, sem surpresa, o ponto de entrada mais comum, mas 28% relataram ter visto ataques originados em seu ambiente de OT.

Mais de 60% dos entrevistados disseram que as iniciativas para proteger seus ambientes de OT são importantes ou muito importantes, e mais da metade disse que planeja aumentar seu orçamento de segurança cibernética de OT nos próximos dois anos.

No que diz respeito a decisões de compra de segurança cibernética de OT, em 40% dos casos a responsabilidade é compartilhada entre as áreas de TI e OT, em 28% dos casos a TI decide, mas a OT tem participação na decisão, e em 18% dos casos a OT decide, mas é influenciada pela TI. Apesar disso, apenas 43% dos entrevistados disseram que a relação entre TI e OT é coordenada ou construtiva. Em 39% dos casos há atrito e em 18% das organizações os dois lados raramente se conectam por questões de segurança cibernética.

Quando questionados sobre o impacto da inteligência artificial (IA), três quartos dos entrevistados acreditam que os ataques apoiados na IA à infraestrutura de OT são um problema crítico atualmente, mas aproximadamente a mesma porcentagem também acredita que as soluções de segurança baseadas em IA serão críticas para detectar e bloquear ataques.

Aproximadamente metade dos entrevistados está convencida de que a IA ajudará mais os hackers do que as equipes de segurança, e 47% acreditam que o uso da IA reduzirá o número de profissionais de segurança necessários para sua empresa.

O relatório completo (em inglês) está disponível em formato PDF no site da Palo Alto Networks.

Fonte: Ciso Advisor

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo