Estratégias de Enfrentamento do Racismo na Escola: uma revisão integrativa

O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão integrativa de literatura sobre as
estratégias de enfrentamento do racismo na escola. Foi realizada uma busca nas
bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePSIC (Periódicos
Acadêmicos em Psicologia) e Periódicos Capes, utilizando os descritores
“racismo”, “preconceito racial”, “escola”, “educação”, “combate” e “enfrentamento”.
O banco final foi constituído por 20 documentos e os temas mais frequentes nos
artigos foram: Lei n. 10.639/2003 e formação docente. Foi constatada pouca
produção acerca de temas relacionados a questões raciais e educação infantil.
Com relação ao enfrentamento, a maioria dos artigos enfatizavam a importância
da formação docente e a Lei n. 10.639/2003 como estratégias para o combate do
racismo na escola. Foi verificado que os estudos sobre essa temática precisam se
expandir, pois as discussões são importantes para aprofundar o tema e o
compartilhamento dos recursos utilizados pode contribuir para o enfrentamento do
racismo na escola.

 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo