Governo do Amazonas afrouxa ainda mais decreto e pode estar assinando mais mortes para população

O governo do Amazonas, mais uma vez, toma medida de flexibilizar ainda mais as restrições de afastamento social e circulação de pessoas. Isso ocorre em um momento em que especialistas afirmam não ser o correto, dado o grande risco que ainda corremos do aumento brutal do número de casos e de mortes, destacando que nossos hospitais ainda estão cheios, sobrecarregados e com pessoas esperando por leitos de UTIs.

Esse risco só aumenta em todo o estado segundo especialistas, levando em conta que praticamente o país todo está vivendo um caos, com aumento de casos e de mortes diariamente, já atingindo totais assustadores de mais de 1700 mortos em um dia.

Chama a atenção essa medida do governo que ainda não conseguiu resolver os imensos problemas nos atendimentos que ainda são muitos, liberando quase que tudo ao normal, como se tudo estivesse regredindo a largos passos, o que sabemos não ser verdade.

Não é mais permitido ao governo falhas de cálculos, todos os dados estão aí, apontando de forma contrária a essa liberação precoce que vale a partir de segunda feira (8), em um momento ainda muito perigoso da pandemia em nosso estado.

O governo do Amazonas parece não lembrar das pessoas morrendo asfixiadas nos hospitais, das mais de 500 pessoas aguardando na fila da morte por um leito, não tem o direito de decidir errado.

Esperamos que as pessoas tenham noção de que o vírus ainda está aí, que faz adoecer e mata muito mais rápido do que a capacidade que esse governo tem de atender afinal, propaganda é mais importante do que vidas, se cuidem, fiquem em casa.

Nesta sexta-feira (05/03), o governador Wilson Lima anunciou ajustes em decreto que restringe parcialmente as atividades do comércio e a circulação de pessoas em todo o Estado. O novo decreto terá validade de 15 dias, a partir da próxima segunda-feira, 8 de março.

Confira as principais mudanças:

Circulação de pessoas
Agora passa a ser restrita das 21h às 06h
Supermercados
Supermercados, mercadinhos e padarias, com funcionamento das 06h às 20h.
Ocupação limitada a 50% da capacidade do estabelecimento
Limitado a um comprador por núcleo familiar
Comércio
Lojas do comércio de rua em geral podem funcionar das 09h às 17h, de segunda a sábado.
Drive-thru das 08h às 17h, mediante a apresentação de plano de ação elaborado pelas associações comerciais ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, e delivery das 08h às 17h.
As lojas de som, acessórios, insulfilme e similares, das 09h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, com 50% de sua capacidade.
Construção civil
Estão permitidas obras e serviços de engenharia, desde que diretamente relacionados à área de saúde e infraestrutura.
Também podem ser realizadas obras emergenciais de reparo em infraestrutura básica, de segurança predial, viária e obras em canteiros de construções multifamiliares, com transporte especial oferecido pelo empregador, além das obras industriais, comerciais e residenciais no período das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
As obras em Shopping Centers serão entre 21h às 6h, também de segunda a sexta.
Postos de combustível
Funcionamento das 06h às 20h.
Escritórios
As atividades de escritório em geral, com 50% de ocupação, no período das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira, evitando a presença de maiores de 60 anos e portadores de comorbidades.
Oficina mecânica
Serviços de oficinas mecânicas em geral, mediante agendamento, das 08 horas da manhã às 17 horas, liberados os serviços relacionados a funilaria e pintura.
Assistência técnica
Serviços de assistência técnica em geral, no período de 08h às 17h.
Controle de pragas
Serviço de controle de pragas e sanitização, neles incluídos jardinagem e limpeza de piscinas, realizados em domicílio, das 06h às 20h.
Shopping
Estabelecimentos e serviços permitidos nesta fase podem funcionar das 10h às 18h, de segunda-feira a sábado, com ocupação limitada a 50% no interior do estabelecimento e 70% nos estacionamentos.
Poderão funcionar os demais estabelecimentos nas modalidades Delivery, das 8h às 20h, e Drive-thru, das 10h às 20h.
Praça de alimentação funciona com as mesmas condições do setor de restaurantes.
Escolas particulares
Fica facultado às escolas do nível Infantil e creches, para alunos de até 5 anos, o funcionamento com até 50% de ocupação das suas salas.
Parques e espaços públicos
Permitida a realização de atividades individuais ao ar livre.
Restaurantes, bares e lanchonetes
Permitidas as atividades de restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, registrados como restaurante, de segunda a sábado, das 06h às 20h.
Delivery está liberado por 24h e drive-thru das 06h às 20h.
Música ao vivo permitida com bandas de no máximo 3 integrantes e sem salão de dança.
Flutuantes e marinas que funcionam como restaurante, no seu CNAE primário, ficam autorizados a abrir das 09h às 16h, sem música ao vivo e com 50 % de ocupação. Fechados aos sábados e domingos.
Marinas
Liberadas das 06h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Salões de beleza
Permitido funcionamento, das 10h às 16h, de segunda-feira a sábado – para aqueles localizados em Shopping Centers.
Das 9h às 15h, de segunda-feira a sábado, para as unidades de rua.
Fica proibida a execução de procedimentos que requeiram a retirada das máscaras.
Estabelecimentos devem respeitar ocupação máxima de 50%.
Academias
Permitidas para funcionamento de segunda à sábado, das 06h às 16h, com 50% de capacidade.
Estão proibidas as aulas coletivas.
Hotéis, pousadas e similares
Funcionamento restrito a hóspedes em trânsito.
Restaurantes destes estabelecimentos podem funcionar de acordo com as regras de restaurantes.
Transporte intermunicipal
Fica permitido o transporte intermunicipal de passageiros, condicionado a autorização da ARSEPAM e do município de destino, com a ocupação máxima de 50%.

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo