Índia começa campanha de vacinação contra a covid-19

A Índia começou hoje sua campanha de imunização para controlar a pandemia do novo coronavírus. O trabalhador da área sanitária Manish Kumar se tornou a primeira pessoa no país a ser vacinada. Ele recebeu a dose do imunizante Covaxin, da Bharat Biotech, no Instituto de Ciências Médicas da Índia, um dos 3.006 centros de vacinação estabelecidos em todo o país.

Com uma população de quase 1,4 bilhão de pessoas, a Índia vai priorizar enfermeiros, médicos e outros trabalhadores da linha de frente. Emocionado, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, falou aos profissionais de saúde por meio de videoconferência. “A doença separou as pessoas de suas famílias, manteve as mães longe de seus filhos, e aqueles que morreram da doença não puderam nem mesmo ter um adeus final de suas famílias”, disse ele.

No primeiro dia da campanha, a Índia pretende vacinar cerca de 300 mil pessoas. O país é o segundo mais populoso do mundo, atrás apenas da China, mas o governo diz que não terá a vacinação de todos para obter imunidade coletiva.

Os primeiros na fila para a vacina são cerca de 30 milhões de profissionais de saúde e outros profissionais de linha de frente, como os de saneamento e segurança, seguidos por cerca de 270 milhões de pessoas com mais de 50 anos ou consideradas de alto risco devido a condições médicas preexistentes. No início de janeiro, a Índia anunciou a autorização para uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19: uma desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e outra pelo grupo farmacêutico indiano Bharat Biotech, cuja eficácia é desconhecida. As pessoas, no entanto, não poderão escolher qual imunizante tomar.

A Índia registra mais de 10,5 milhões de casos, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Mais de 152 mil pessoas morreram em decorrência da doença.

Fonte: Reuters

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo