O Amazonas, que deveria ter recebido 78 mil vacinas, recebeu apenas 2 mil. Secretários de Saúde acreditam ter havido uma confusão do Ministério da Saúde envolvendo o Amapá e o Amazonas. Triste ver mais essa falta de cuidado com o povo amazonense pois, o estado vive uma crise de casos e de números de mortes.
Com certeza algo aconteceu mas, nesse momento tão tenso e de muita dor para todos, com tantas mortes, algo tão simples como distribuir as vacinas de acordo com um planejamento prévio, não deveria incorrer em erro.
“A planilha da pasta de Eduardo Pazuello mostra que 78 mil doses teriam sido enviadas para o Amapá, que contava com a chegada de 2.000, e por isso os secretários de Saúde acreditam ter havido uma confusão” da pasta.
“Houve alguma confusão, a gente recebeu apenas 2.000. Estamos ligando para o Ministério da Saúde. Acho que agora o risco de faltar [vacinas] vai ser menor. Até o fim de semana a gente deve ter outro lote. A sinalização é que até o fim de fevereiro a gente receba [vacinas] para ter um fôlego por uns 15 dias”, relatou Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas.
O secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes, afirmou que ainda não foram informados oficialmente do equívoco pelo Ministério da Saúde. “Essa informação está inclusive no documento de entrega do dlog [departamento de logística], mas ainda não fomos informados pelo Ministério da Saúde”, disse.
Triste ver a falta de planejamento e de cuidado com que o Ministério da Saúde vem tratando o Amazonas, primeiro não fez seu dever de casa na crise do oxigênio, que poderia ter sido evitada e muitas vidas salvas, agora, falha na distribuição do quantitativo combinado e continua a não cumprir a promessa de imunizar a população de 50 ano para cima.