Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social

O presente artigo possui como objetivo refletir sobre o ensino remoto mediado pelas
tecnologias digitais no Brasil em tempos de COVID-19. Pretende-se com este estudo,
trazer reflexões acerca da inserção dessa estratégia de ensino em virtude da suspensão
das aulas presenciais em todo o mundo. Para tanto, o método utilizado foi de natureza
qualitativa do tipo bibliográfico. Os resultados mostraram que os professores, os
alunos e seus familiares com a inserção da educação remota estão enfrentando muitos
desafios e grandes impactos, principalmente porque as tecnologias embora estando
inseridas no contexto de muitas instituições educacionais, ainda não haviam sido
usadas como principal recurso didático. Aparece também como desafio o fato de
muitos estudantes ainda não possuem acesso à internet, o que reflete nas
desigualdades sociais entre alunos da escola pública e da escola privada. De um modo
geral, a experiência de educação posta em prática durante o período de isolamento, colocou a comunidade escolar diante dilemas, entre eles: como aproveitar o potencial
pedagógico das tecnologias sem excluir uma parcela da população brasileira? Como se
apresentam as relações entre ensino e aprendizagem para uma geração que já nasceu
num mundo mediado pelo uso de tecnologias?

 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo