Pior Enem da História, Continua Neste Domingo com 50% dos Estudantes Excluídos no Primeiro Dia de Prova.

Em um país que vem sendo assolado pela pandemia da Covid-19, que graças a total falta de gestão do governo federal e de alguns governos estaduais desde seu início, vem matando milhares de brasileiros, teremos amanhã (24), a continuidade do pior Enem da História.

Segundo divulgação do próprio Ministério da Educação, aproximadamente 50% dos inscritos não compareceram para o primeiro dia de prova, muitos devido a falta de capacidade de organização do próprio ministério, que em muitos locais, mesmo chegando antes do horário, não conseguiram entrar pois, já havia chegado ao limite de 50% de ocupação das salas e foram simplesmente impedidos de fazerem a prova para a qual se inscreveram e cumpriram todas as exigências.

Esses estudantes, além de barrados sem justificativa legal para tanto, simplesmente foram jogados para uma estatística de não comparecimento, sem nenhum tipo de comprovação de que estiveram no local da prova, dentro do horário, mas foram surpreendidos pela falta de gestão do Ministério da Educação e penalizados por estarem certos.

O Sr. Ministro da Educação, Milton Ribeiro, chegou a afirmar que não haveria necessidade de adiamento das provas, uma vez que, haviam tomado todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes fossem acomodados em segurança, sem aglomerações em suas salas de prova. O que vimos, na verdade foi uma grande parcela de estudantes sendo impedidos de entrarem nos locais do exame por já estarem cheios, mesmo tendo chegado dentro do horário.

Além dessas muitas ocorrências, muitos deixaram sim de comparecer, não apenas por estarem doentes, o que provavelmente deva também ter ocorrido, mas por estarem cuidando de irmãos, pais, mães, maridos, esposas, filhos ou até amigos e vizinhos adoentados com a Covid-19, além do medo das aglomerações, o que também vimos nos noticiários em muitos locais de prova.

Logo, essa enorme quantidade de alunos, não terão atestado médico para solicitar uma segunda prova, apenas estarão excluídos de um processo que de fato, deveria ser para inclusão.

O Ministério também publicou depois das provas que o Enem foi um sucesso, como podemos crer em tal afirmação com uma taxa tão grande de ausência dos estudantes, não é aceitável que isso não chame a atenção das autoridades.

Assusta, não enxergarmos os representantes do povo, do legislativo federal, os órgãos de controle, a própria imprensa, pouco falarem desse processo desigual e excludente,  que está sendo o Enem desse ano.

Amanhã, submeteremos nossos estudantes a mais um dia de risco ao se deslocarem e permanecerem nos locais de prova, lembrando que em muitos estados a pandemia da Covid-19 se encontra em alta, com hospitais lotados e pessoas morrendo sem atendimento.

 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo