Rio e Bahia não têm mais vacina contra Covid-19 e paralisação pode acontecer em todo o País

Os estoques de vacina contra o coronavírus do município do Rio de Janeiro e do estado da Bahia acabaram e a vacinação está sendo suspensa. “Recebi a notícia de que não chegaram novas doses”, afirmou o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, nesta segunda-feira (15), no Twitter.

O Brasil importou insumos para a produção das vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford. Ainda não está sendo aplicado no País o imunizante russo Sputnik V, que já é usado em países vizinhos comoArgentina e Paraguai. Autoridades brasileiras também não fizeram uso da Pfizer/BionTech – esta é uma parceria entre a Alemanha e os Estados Unidos, é e aplicada em países da União Europeia e pelas próprias autoridades norte-americanas.

De acordo com estimativas feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), caso seja mantido o atual ritmo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o País conseguirá imunizar as 160 milhões de pessoas acima de 18 anos apenas em meados de março de 2024.

Atualmente, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de infectados pela doença (9,8 milhões), atrás de Índia (10,9 milhões) e Estados Unidos (28,2 milhões). O governo brasileiro também registra a segunda maior quantidade de mortes (239 mil) – nessa estatística, os EUA também ficam na primeira posição (497 mil).

Fonte: Brasil 247

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo