Trabalhadores da área da saúde, idosos em instituições de longa permanência e indígenas aldeados estão sendo vacinados na capital amazonense.
A Prefeitura de Manaus começou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro. Atualmente, profissionais de saúde, idosos, pessoas idosas em instituições de longa permanência e indígenas aldeados estão sendo vacinados.
Quem pode ser vacinado:
- Idosos
- Profissionais de saúde que têm contato direto com os idosos, como cuidadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, copeiros e maqueiros;
- Profissionais de saúde e trabalhadores de áreas administrativas, serviços gerais, maqueiros e alimentação que atuem diretamente no atendimento aos pacientes com Covid-19 em unidades das redes estadual e municipal de saúde e Samu;
- Profissionais de saúde de hospitais particulares;
- Indígenas aldeados;
O que fazer se você está nos grupos acima:
O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29/1 e 3/2, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4/2 e 9/2, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10/2 a 15/2), será a vez do público entre 70 e 74 anos.
Dentro dessa programação, os idosos contemplados no público-alvo podem buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, os nascidos em janeiro e fevereiro serão vacinados na sexta-feira (29/2); os entre março e abril, no sábado (30/1); os entre maio e junho, no domingo (31/1); os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira (1/2); os entre setembro e outubro, na terça (2/2); e os entre novembro e dezembro, na quarta (3/2).
Locais
A vacinação acontecerá no horário de 9h às 16h, em cinco locais espalhados pelas diferentes zonas da cidade.
Esses locais foram estruturados para funcionar tanto como drive-thru, para as pessoas que podem se locomover usando transporte próprio, quanto como postos fixos, para quem se desloca a pé ou utiliza o transporte coletivo:
- Complexo de Exames do Detran (zona Norte),
- Estacionamento da Universidade Paulista – Unip (zona Sul),
- Balneário do Sesc (zona Oeste),
- Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste)
- Shopping Phelippe Daou (zonas Norte e Leste).
Trabalhadores da saúde
O Governo do Amazonas já enviou uma lista à prefeitura com a quantidade e nomes dos trabalhadores de saúde que serão vacinados nas unidades estaduais. Segundo o governo, serão priorizados trabalhadores com comorbidades comprovadas e acima de 60 anos.
A Prefeitura também passou a indicar quem são os profissionais das unidades e idosos que serão vacinados, e listagem deve ser divulgada todos os dias, conforme determinação judicial. A vacinação dos indígenas está sendo feita pelo Distrito de Saúde Indígena (DSEI).
Lista de unidades que receberam doses da vacina:
- Hospitais e Prontos-socorros (HPS) 28 de Agosto, João Lúcio, Delphina Aziz e Platão Araújo;
- Fundação de Medicina Tropical Doutro Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD);
- Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC);
- Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM);
- Maternidade Ana Braga;
- Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon)
- Fundação Doutor Thomas (FDT);
- Casa Gene;
- Fraternidade dos Amigos e Irmãos da Caridade (Faic);
- Lar São Vicente de Paula;
- Hospital Santa Júlia;
- Hospital Rio Negro;
- Hospital Rio Amazonas;
- Hospital Adventista;
- Beneficente Portuguesa;
- Hospitais do Exército e da Aeronáutica;
- Clínicas Samel e Check Up.
Fonte: G1 – AM.