Véspera de Ano Novo em Manaus tem recorde de internações e abertura de covas

A véspera de Ano-Novo (31) em Manaus teve 128 pessoas internadas com Covid-19 em um período de 24 horas, o maior número desde o início da pandemia, segundo dados do boletim epidemiológico da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas). Dois dias antes, Manaus já havia batido o recorde de internações, com 112 internados em 24 horas. Até então, o dia com maior número de internações era 4 de maio, no pico da pandemia, com 105 internações por Covid-19.

 

Após a revogação, na última segunda (28), do decreto que restringia comércios e serviços não essenciais até 10 de janeiro, o governo do estado iniciou a instalação de contêineres com câmaras frias para acondicionar os corpos de vítimas de Covid-19 nos hospitais de referência e de tendas para a triagem dos pacientes e atendimento a familiares.

Em outra frente, a Prefeitura de Manaus anunciou a preparação de um novo terreno no maior cemitério municipal, com a abertura de espaço para mais de mil covas, e a construção de gavetas funerárias para atender a demanda por enterros, que em dezembro foi 21% maior do que no mesmo mês do ano passado.

Segundo a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e Serviços Públicos), dezembro foi o terceiro mês com maior número de enterros em 2020, abaixo apenas de maio e abril. Foram 1.081 sepultamentos, média de 34 por dia. Em abril foram 2.433 e, em maio, 1.899. O primeiro contêiner foi instalado no HPS (Hospital Pronto Socorro) Platão Araújo, na zona leste, na quarta (30), para abrigar setores administrativos, que deram espaço a uma nova ala de leitos dentro da unidade.

Na quinta (31) foram instalados contêineres com câmaras frias nos HPS 28 de Agosto, na zona centro-sul, e João Lúcio, na zona leste. Segundo a SES-AM, nos próximos dias devem ser instaladas câmaras frias em contêineres também no HPS Platão Araújo e no Hospital Delphina Aziz, na zona norte.

Além dos contêineres, o governo estadual anunciou que vai instalar câmaras mortuárias permanentes nos necrotérios dos prontos-socorros de Manaus. No HPS 28 de Agosto, a câmara será ampliada.

 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo