Com pandemia sem controle, Brasil pode se tornar exportador de variantes. Onde estão as vacinas??

Transmissão descontrolada de vírus pode fazer do Brasil “celeiro” de variantes. Sem lockdown e com poucas vacinas, cientistas se preocupam com a circulação do vírus, que aumenta as chances de mutações e novas variantes
A disseminação sem controle do novo coronavírus no Brasil está deixando cientistas nacionais e estrangeiros em alerta sobre o impacto que isso pode ter sobre a pandemia como um todo, em especial no surgimento de novas variantes do Sars-CoV-2. Uma preocupação é que o País se torne uma espécie de “celeiro” de mutações, dificultando ainda mais o combate à covid-19.

Quanto mais o vírus circula, e se replica dentro dos seres humanos, maior a chance de ele acumular mutações e gerar novas variantes. É um processo que faz parte da natureza desse organismo, mas é favorecido em cenários de descontrole como o que vemos no Brasil, que enfrenta o pior momento da pandemia em um ano em meio a um relaxamento das medidas de segurança. Enquanto o número de casos e de mortes vem caindo em várias partes do mundo, aqui só tem subido.

O governo federal precisa ser mais incisivo no combate a pandemia, já que sabemos, ter sido negligente no planejamento de compra de vacinas e com isso permitindo um imenso atraso nosso em relação ao resto do mundo em vacinação.

Negar apenas não vai resolver a situação que está posta, é necessário bom senso e sabedoria para conter esse espalhamento desenfreado de casos e consequente aumento diário de mertes por Covid-19.

A busca por vacinas que cheguem em solo brasileiro, tem que ser uma das maiores prioridades do governo brasileiro, a população não aguenta mais as promessas e falácias de um governo que assiste sua morte.

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo