A CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil. O índice aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O percentual está acima do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Anvisa: 50%.
Para especialistas, a vacina é boa e vai ajudar a frear a pandemia do coronavírus no Brasil. Além disso, a eficácia é mais alta para casos leves, graves e moderados. A eficácia para casos leves é de 78%. E para casos graves e moderados, de 100%. Com isso, o especialistas acreditam que a vacina seja capaz de evitar os casos mais graves, o que já é extremamente importante.
Nesse momento tão delicado para todo o país, com pessoas morrendo por falta de atendimento, dado a lotação nos hospitais, precisamos entender bem que; primeiro a vacina não oferece risco para o indivíduo, segundo que a eficácia na maioria dos casos é bastante superior a geral, terceiro que a possibilidade de ter uma vacina que proteja na pior das hipóteses 50% da população é significativamente importante para quebrar essa onda de morte que vivemos.
Além disso, o governo deve ir atrás de mais vacinas que complementarão a imunização, fazendo com que o vírus pare de circular e de matar pessoas em casa como estamos assistindo hoje. Só temos a ganhar com a vacina e ela deve sim ser comemorada ou do contrário estaremos entregues por completo ao vírus.