Desafios na gestão de cultura durante período de pandemia

Em uma entrevista ao “Em Tempo”, o Secretário de Cultura do Estado, Marcos Apolo Muniz fala sobre os desafios durante esse período de pandemia na gestão de cultura.
Um dos maiores desafios tem sido dar um bom auxílio aos trabalhadores de Arte e Cultura. Com a pandemia, esses setores ficaram prejudicados, afinal como seria possível fazer arte sem a presença do público?
Dessa forma, se vêm organizando medidas para maior visibilidade deles. Em relação à política, vêm sendo elaborado e implementado a Lei 14017, conhecida como Lei Aldir Blanc, que vem facilitando um auxílio aos trabalhadores da cultura. O Secretário da Cultura disse que estão sendo aplicados mais de 38 milhões de reais em auxílio emergencial e em três prêmios de fomento a iniciativas culturais.
Quando se fala em cultura no interior do Amazonas, há um movimento muito fraco em comparação com Manaus. Segundo o Secretário da Cultura: “Sim! Há uma proposta de estreitar o diálogo com os secretários e coordenadores de cultura dos municípios. Isso já ocorreu de uma forma muito positiva durante a operacionalização da Lei Aldir Blanc. Nos reunimos quase que semanalmente para trocar experiências como auxiliá-los na gestão dos recursos da lei. Atualmente, temos o contato de todos os responsáveis pela gestão da cultura no interior do Amazonas.”
O Secretário da Cultura ainda disse: “No mais, vamos buscar apoios, parcerias e recursos para melhor auxiliar os trabalhadores da cultura para encarar esse momento da maneira mais branda possível. Não será fácil, mas estamos trabalhando para isso”. Ele ainda diz que em 2021, independente de qualquer cenário, todos irão continuar trabalhando com o foco de potencializar a cultura no interior, valorizar o artista amazonense e implementar o Sistema Estadual da Cultura.

Fonte EM TEMPO.

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo