Governador do Maranhão diz que vacinas compradas por empresas serão requisitadas por estados e municípios

O governador do Maranhão, Flávio Dino, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (7) para criticar o texto aprovado na Câmara dos Deputados que dá aos empresários acesso à vacina em detrimento ao SUS. Ele advertiu as empresas que a lei garante a estados e municípios direito de requisitas as vacinas para uso no programa público de imunização.

“Lembro que, se forem propriedade particular, as vacinas contra o coronavírus poderão ser requisitadas administrativamente por qualquer estado ou município, a fim de que sejam usadas pelo SUS. Em suma, me parece uma ideia ruim, em um péssimo momento, e nada resolve”, disse o chefe do executivo maranhense.

A proposta é alvo de diversas críticas por ser considerada “fura fila” . O PL altera a Lei 14.125, aprovada em março e que permitia a aquisição de vacinas por empresas desde que fossem todas doadas ao SUS. Com a nova redação, as empresas podem aplicar metade das doses compradas nos diretores e funcionários.

Nem mesmo países como EUA ou Canadá, considerados epicentros capitalistas, disponibilizam vacinas para o setor privado.

A deputada Marília Arraes votou a favor da medida, ignorando a bancada do PT que orientou o voto contrário, e foi duramente criticada pela ação.

 

Fonte: Brasil 247

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo