Mais pacientes foram transferidos do Amazonas para outros estados

Mais pacientes foram transferidos do Amazonas para outros estados

Desde o dia 15 de janeiro, 432 pacientes com Covid-19 foram transferidos do Amazonas para tratamento em outros estados. Nessa segunda-feira (1), 18 pessoas viajaram para Curitiba, no Paraná. O embarque dos pacientes ocorreu por volta das 19h30, na base da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Ponta Pelada, em Manaus.

Os pacientes, com idades entre 18 e 60 anos, foram transferidos do Hospital 28 de Agosto, dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Eliameme Rodrigues Mady, Zona Sul, Coroado, José Lins, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.

Para viajar, todos os pacientes precisam apresentar quadro clínico favorável para suportar a viagem, até que seja internado em outra unidade de saúde.

424 pacientes estão em tratamento por causa da Covid-19. Outros oito são pacientes oncológicos, que foram levados ao Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro (RJ).

As cidades que já receberam pacientes do Amazonas foram: Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a expectativa é enviar 1,5 mil pacientes a outros estados. O colapso no sistema de saúde já afeta municípios do interior, com demora para transferências e falta de oxigênio.

Fonte: Portal do Holanda.

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo