Steam foi totalmente banido do Vietnã

Sem grande alarde por partes das autoridades locais, o Steam foi totalmente banido de funcionar no Vietnã. Segundo o site Game Developer, isso pode ser um resultado tanto da maneira como a Valve opera seus negócios quanto ser uma consequência de reclamações da cena de desenvolvimento local.

O site afirma que muitas companhias que operam no país têm feito duras críticas ao Steam, afirmando que o portfólio que ele oferece é grande demais para permitir a competição de projetos locais. Além disso, os jogos produzidos no Vietnã precisam atender a severas restrições do governo local, algo que não acontece com títulos estrangeiros.

Com isso, muitos desenvolvedores se uniram para protestar contra a “injustiça às publicadoras domésticas”. Eles argumentam que, caso plataformas como a da Valve e competidores semelhantes continuem a operar sem passar pelo mesmo escrutínio do governo, a cena local pode acabar morrendo.

Steam foi totalmente bloqueado no país

Até o momento, nem a Valve nem o governo do Vietnã fizeram qualquer comentário oficial sobre a situação. Ela foi descoberta por usuários do país, que se viram do dia para a noite incapazes de fazer o login na plataforma, baixar atualizações ou sequer acessar o site oficial dedicado a ela, cujo acesso também foi bloqueado.

O sentimento geral daqueles afetados é de protesto contra as companhias locais que pressionaram pelo banimento da plataforma. Muitos deles afirmam que não vão deixar de usar o Steam, mas simplesmente passar a usar ferramentas como VPNs para passar pelo bloqueio de DNS que foi imposto.

Recentemente, os usuários do Steam no Vietnã já haviam sido afetados pela decisão da Sony de integrar os serviços da PSN à versão PC de Ghost of Tsushima. O país foi um centenas de afetados pelas remoções de listagens que isso acabou causando nos locais em que o serviço da empresa não é oferecido oficialmente.

 

 

Fonte: Adrenaline 

Like
Cutir Amei Haha Wow Triste Bravo